Saùde – Desenvolvimento - Paz

COI - Cooperação Odontologica Internacional " segue o único propósito de buscar a solidariedade internacional e social através da cooperação internacional mirando em especial, à promover a saúde geral e bucal das comunidades carentes do norte e do sul do mundo" (artigo 3 º do Estatuto COI).

COI è uma organização social de interesse publico (OSCIP) sem fins lucrativos fundada em 1993, sendo reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Italiano como uma Organização Não Governamental (ONG) pela Lei n º 49/87, por decreto N. 2005/337/002968/0 de 15/06/2005.

MISSÃO

Promover a saúde oral de base nos países de baixa renda

e faixas de população a risco na Itália

Nós queremos um mundo sem pobreza onde coexista a diversidade cultural e a igualdade de direitos e oportunidades, onde a saúde oral seja um direito de todos e não uma realidade negada ou um opcional.

No mundo, o COI está empenhada em ajudar a melhorar as condições de vida das pessoas e comunidades com ações de cooperação sustentáveis ​​no tempo.

Na Itália, através da sensibilização e odontologia social, promovemos a conscientização da necessidade um compromisso comum para combater as causas da grave lacuna entre o norte e o sul do mundo e pelo direito à saúde bucal para comunidades carentes.

Historia do COI

COI - Cooperação Odontologica Internacional nasceu em maio de 1993, pelo amadurecimento das experiências de um grupo de colegas e amigos que colaboraram durante anos com a ONG Medicus Mundi Itália, que teve entre suas áreas de atividades a odontologia.

A idéia de criar um associaçao autônoma e especializada nasceu da observação de que a necessidade da saúde oral era uma realidade e um direito negado a milhões de pessoas. Uma necessidade que não foi considerada uma prioridade e ao qual foi dada uma resposta inadequada em termos de recursos humanos, instalações, serviços e programas de cooperação internacional.

Daí a necessidade de remover a odontologia social de seu papel como Cinderela, criando uma estrutura organizada para dar continuidade e profissionalismo com o empenho e espontânea vontade de colegas, com o objetivo de criar pela primeira vez uma realidade reuna dentistas, higienistas dentais e auxiliares, mas também os industriais e empresários como as associações, como o velho ditado "a união faz a força."

História do COI:

  • Desde 1998 o COI começou a trabalhar com quatro ONGs europeias: AOI (Aide Internationale Odontologique ), DHIN (Dental Health International Holanda), OS (Odontologia Solidária), ST (Sunnymede Trust), formando assim uma rede a nivel europeu.l
  • Em 2000 com uma nova idéia COI criou o "Centro Europeu de Formação Intercultural em Saúde Bucal (ECITOH) para a formação de voluntários, profissionais de odontologia dos países em desenvolvimento, pesquisa e intercâmbio cultural com a colaboração da Universidade de Turim.
  • Em 2004, juntamente com a Cáritas de Roma e da Organização Mundial de Saúde, em Milão, o COI dá vida ao Grupo Italiano para o acesso à assistência odontológica(Giaco) para atender a necessidade da saúde bucal das comunidades menos favorecidas na Italia e promover o acesso ao atendimento odontológico para segmentos cada vez maiores da população.
  • Em 2005, demos vida ao “Observatório da saúde bucal de comunidades carentes” para acompanhar as crescentes necessidades de saúde bucal de comunidades carentes em nosso país.
  • Também em 2005, coroando 12 anos de compromisso dos membros, amigos e apoiadores do COI, o Ministério dos Negócios Estrangeiros reconheceu o COI como uma Organização Não Governamental(ONG), nos dando a possibilidade de acessar fundos ministeriais e europeus para projetos de desenvolvimento em cooperaçao internacional.
  • Em 2006, graças a um acordo com a Universidade de Torino inauguramos nossos escritórios no Dental School, Faculdade de Odontologia em Turim.
  • Ainda nasceu em 2006 em colaboração com a Universidade de Turim o Mestrado Universitario em "Desenvolvimento da saúde oral em comunidades carentes em países em desenvolvimento. Sendo o único no seu género na Itália, prepara os tprofissionais para trabalhar no campo da solidariedade e da cooperação internacional em saude.

Cooperação internacional

Para COI, a cooperação internacional significa trabalhar "com" e "para" as comunidades desfavorecidas, porque só através do diálogo, colaboração, transparência e responsabilidade compartilhada podemos combater eficasmente a pobreza e dar a todos os mesmos direitos e oportunidades.

COI realiza projetos de cooperação internacional que respondem a necessidades específicas de comunidades, dando uma resposta aos problemas percebidos, proporcionando a formação de pessoal local, prevenção e orientaçao a utilizar tecnologias apropriadas as condições ambientais, a capacidade de utilização e gestão da comunidade local para garantir a gestão autónoma do projeto e a sua sustentabilidade ao longo do tempo.

Cada projeto exige um cuidadoso estudo de viabilidade para definir os objetivos, sendo construidos e geridos em estreita colaboração com parceiros locais.

Graças às conquistas ao longo dos anos, o COI criou experiência qualificada para intervir:

  • na formação e treinamento de pessoal local
  • na prevenção ou educação para a saúde saúde bucal e de base;
  • na preparação de consultórios odontológicos e de transferência de tecnologia apropriada
  • em conflitos humanitários com açoes de emergência,
  • implantando serviços de reabilitação e prevenção pós-emergência ou de guerra,
  • no envio de pessoal humanitário e voluntários para as atividades de tratamento.

COI tem por objectivo eliminar as causas dos problemas sociais que excluem de cuidados orais milhões de pessoas em todo o mundo.

Odontologia Social na Italia

Realizando de projetos e atividades a favor das comunidades desvantajadas na Italia, em particular para idosos, imigrantes, pacientes especiais e pessoas com baixa renda.

Inaugurando o “Observatorio da daude oral das comunidades desvantajadas”

Fazendo parte do GIACO (Grupo Italiano para o acesso ao tratamento odontologico) de qual o COI è co-fundador junto à Caritas e o centro de colaboraçao da OMS em Milao.

Educaçao e desenvolvimento, sensibilizando o meio odontologico, publico e social sobre a solidariedade e cooperaçao internacional.

 

Formaçao e Pesquisa

 

COI sempre colocou a sua atenção na formação de pessoal de saúde.

Em nossos projetos contamos com a participaçao de voluntários e operadores devidamente preparados e treinados para o tipo de atividade que vai realizar.

Assim nasceu a parceria entre o COI e da Universidade de Turim. Esta colaboração institucional entre ONGs e Universidades é uma inovação absoluta em odontologia e permite que estudantes, voluntários e operadores tenham uma visão ampla e abrangente da situaçao no mundo a respeito à saúde oral e aos métodos de intervenção para promover o desenvolvimento da saúde bucal .

Para atender às necessidades de formação, em 2000, o COI criou em colaboração com o a Universidade o Centro Europeu para a Formação Intercultural em Saúde Bucal (ECITOH), um centro de formação e investigação no campo da saúde bucal, orientada sobretudo para a realidade de comunidades carentes e com base nos princípios da interculturalidade, o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação internacional.

Sua finalidade é a promoção da saúde bucal em comunidades carentes e países em desenvolvimento através de treinamento e pesquisa.

É destinado a voluntários e profissionais que desejam integrar o seu currículo com uma educação de excelência, e para as instituições e organizações envolvidas nos programas de pesquisa na formação avançada e da cooperação internacional no campo da saúde oral.

Em 2006, nasceu o curso di mestrado em "Desenvolvimento da saúde bucal em comunidades carentes em países em desenvolvimento."

Em 2005, o COI tem criou, em colaboração com a Universidade de Turim, o “Observatório da saúde bucal de comunidades carentes”, com o objetivo de:

  • monitorar as condições da saúde bucal das comunidades desvantajadas na região do Piemonte (norte da Italia)
  • se tornar um centro de excelência, para problemas de saúde bucal identificados pelos diferentes projetos de odontologia social no território
  • para estudar e propor às Instituições Privadas - metodologias sociais, tecnologias e procedimentos para fornecer uma resposta sustentável para a necessidade de saúde bucal, cada vez mais presente em componentes frágeis de nossa comunidade.


O Mestrado do COI e Universidade de Torino

Nasceu em 2006 em colaboração com a Universidade de Turim o Mestrado Desenvolvimento de saúde bucal em comunidades carentes e países em desenvolvimento." O unico de seu tipo na Itália, prepara os profissionais para trabalhar no campo da solidariedade e da cooperação internacional.

O objetivo é proporcionar aos participantes as ferramentas para conhecer a realidade e problemas sanitarios e de saúde bucal de países de baixa renda e comunidades desfavorecidas em Itália e no mundo; aprender a metodologia para implementar projetos sustentáveis ​​de solidariedade e de odontologia social; estimular a habilidade de trabalhar em parceria e alinhados com os procedimentos da cooperação internacional, contribuir de forma eficaz para a programaçao e realizaçao de um projeto, nas suas várias fases de construção para realizar atividades com respostas adequadas e práticas para os problemas de saúde bucal de comunidades.

Sede legal e operacional :

Via Nizza 230 – 10126 Torino, Italia
Tel: +39 011 6708185
Fax: +39 011 6708183
e-mail: coingo@cooperazioneodontoiatrica.eu
web site: www.cooperazioneodontoiatrica.eu

Bank-account:

Unicredit Banca
c/c nr. 2406994
IBAN: IT 36 D 02008 30260 000002406994
(Code BIC SWIFT: UNCRITM1CF6)

Powered by OrdaSoft!